terça-feira, 22 de maio de 2012

Atividade: 3.3 Projetos de trabalhos em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo.


Curso: Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC
Unidade 3: Currículo, Projetos e Tecnologias  
Atividade: 3.3 Projetos de trabalhos em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo.
Tutora: Deusiram de Sousa Barros Silva
Cursistas: Genisi G. Schneider e Viviane Junqueira C.Santiago
Unidade Escolar: Escola Municipal Luis de Camões
Turma: 2º ano
Data: 22/05/2012

TEMA: Construindo o Saber Através da Leitura


Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino
    Componente Curricular
   Tema
Ensino Fundamental
          
Construindo o Saber Através da Leitura

     interdisciplinar


   
Leituras em livros, revistas e na Internet, escrita de textos, criação de histórias,
                                                                                                       

                             
                                  Confecção de painéis, utilização do paint,
                                            recortes, colagens

DADOS DA AULA

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Construir na turma uma política de formação de leitores.
-Valorizar o texto musical e a sua autoria, como forma de comunicação importante na formação do educando.
- Desenvolver uma prática constante de leitura, envolvendo o conjunto da escola.
-Desenvolver a auto-estima dos alunos através da leitura.
-Utilizar os textos como material didático na resolução de atividades.
-Estimular o educando á produção de textos, inspirados na leitura do livro.
-Estimular o exercício da leitura, através do relato oral e criativo, incentivando a fantasia do imaginário infantil.

Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – quatro (4) atividades de 60 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Insere-se na perspectiva de desenvolver junto aos educandos uma postura crítica e responsável quanto ao desenvolvimento do hábito de leitura, analisando e refletindo com os alunos as informações e valores veiculados pelos textos. 

Estratégias e recursos da aula

·         Roda da leitura
·         Leitura análise e discussão de textos e imagens.
·         Mural de leitura.
·         Leitura de livros e informativo em sala de aula.
·         Dramatização de histórias.
·         Troca de experiências de leitura.
·         Pesquisa na Internet.
·         Exibição de filmes.
·         Confecção de cartazes com figuras e desenhos usando jornais, revistas e rótulos com figuras.
·         Apresentação do resultado da pesquisa e o que aprenderam sobre o tema.
·         Era uma vez... Contando histórias





AVALIAÇÃO
Será através da observação direta quanto a execução das atividades que serão realizadas continuamente em ações participativas, observando as atitudes das crianças nos diversos momentos das atividades, revendo o que for necessário, buscando áreas de maior interesse e que mobilize cada um no desenvolvimento das ações.
REFERÊNCIAS BIBLIOGÁFICAS
Parâmetros curriculares nacionais: Língua Portuguesa. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. -3. Ed.- Brasília: A Secretaria, 2001.

Revista Nova Escola; junho/julho2007- 

Nenhum comentário:

Postar um comentário