Curso: Tecnologias
na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC
Unidade 3: Currículo,
Projetos e Tecnologias
Atividade: 3.3
Projetos de trabalhos em sala de aula com a integração de tecnologias ao
currículo.
Tutora: Deusiram
de Sousa Barros Silva
Cursistas: Genisi G. Schneider e Viviane Junqueira C.Santiago
Unidade Escolar: Escola Municipal Luis de Camões
Turma:
2º ano
Data: 22/05/2012
TEMA: Construindo o Saber Através da Leitura
Estrutura
Curricular
Modalidade / Nível de
Ensino
|
Componente Curricular
|
Tema
|
Ensino Fundamental
|
|
Construindo o Saber Através da Leitura
|
interdisciplinar
|
||
|
Leituras
em livros, revistas e na Internet, escrita de textos, criação de histórias,
|
|
Confecção de
painéis, utilização do paint,
recortes,
colagens
|
DADOS DA AULA
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Construir na turma uma política de formação de leitores.
-Valorizar o texto musical e a sua autoria, como forma de comunicação
importante na formação do educando.
- Desenvolver uma prática constante de leitura, envolvendo o conjunto da
escola.
-Desenvolver a auto-estima dos alunos através da leitura.
-Utilizar os textos como material didático na resolução de atividades.
-Estimular o educando á produção de textos, inspirados na leitura do
livro.
-Estimular o exercício da leitura, através do relato oral e criativo,
incentivando a fantasia do imaginário infantil.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – quatro (4) atividades de 60 minutos cada
uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Insere-se na perspectiva de desenvolver junto aos
educandos uma postura crítica e responsável quanto ao desenvolvimento do hábito
de leitura, analisando e refletindo com os alunos as informações e valores
veiculados pelos textos.
Estratégias e recursos da aula
·
Roda da
leitura
·
Leitura
análise e discussão de textos e imagens.
·
Mural de
leitura.
·
Leitura de livros
e informativo em sala de aula.
·
Dramatização
de histórias.
·
Troca de
experiências de leitura.
·
Pesquisa na
Internet.
·
Exibição de
filmes.
·
Confecção de
cartazes com figuras e desenhos usando jornais, revistas e rótulos com figuras.
·
Apresentação
do resultado da pesquisa e o que aprenderam sobre o tema.
·
Era uma
vez... Contando histórias
AVALIAÇÃO
Será através da observação direta quanto a execução
das atividades que serão realizadas continuamente em ações participativas,
observando as atitudes das crianças nos diversos momentos das atividades,
revendo o que for necessário, buscando áreas de maior interesse e que mobilize
cada um no desenvolvimento das ações.
REFERÊNCIAS BIBLIOGÁFICAS
Parâmetros curriculares nacionais: Língua
Portuguesa. Ministério da Educação. Secretaria da Educação
Fundamental. -3. Ed.- Brasília: A Secretaria, 2001.
Revista Nova Escola; junho/julho2007-
Nenhum comentário:
Postar um comentário